Estimado Cliente,

Na sequência da notícia sobre as novas Tabelas de IRS, informamos que já estão disponíveis as tabelas de retenção na fonte de IRS, a vigorar desde o 01 de julho de 2017, para atualização.

Estas contemplam a extinção do 3.º escalão da sobretaxa de IRS de acordo com a publicação do Despacho n.º 843-B/2017, de 13 de janeiro.

Quando aplicar as novas tabelas?

As novas tabelas de IRS devem ser refletidas no processamento de vencimentos de julho. Contudo, se já efetuou processamentos salariais, tendo em conta o ponto nº 7 do referido despacho, deverá proceder de acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 98.º do Código do IRS com as devidas adaptações:

Os acertos de sobretaxa de IRS decorrentes da aplicação àqueles rendimentos, das novas tabelas em vigor a partir de julho de 2017, podem ser efetuados na primeira retenção seguinte ou seguintes, se o montante em excesso ou em falta não se puder retificar numa só retenção.

Como atualizar as tabelas de IRS no PHC CS Pessoal desktop?

As tabelas podem ser atualizadas de duas formas:

1. Via Atualização Automática

Caso tenha o parâmetro “Verifica se existem atualizações nas tabelas de IRS, assim que entra na aplicação” ativo, é alertado que existem novas tabelas para importar pelo que deve aceitar a sua atualização;

2. Via Webservice

  • Automaticamente, a partir da v17 para subscritores do PHC On, ou;
  • Manualmente, acedendo ao menu “Tabelas” > “Pessoal” > “Tabelas de IRS” e selecionando a opção “Importar Tabelas”;

Relembramos que no mês de dezembro iremos repetir este processo por forma a efetuar a extinção da sobretaxa de IRS para os 4.º e 5.º escalões.